A primeira inicialização do seu sistema no seu todo é o que os engenheiros eléctricos chamam de “teste de fumo”.
Se fez uma instalação standard, a primeira coisa que deve ver quando arrancar o sistema é o menu do gestor de arranque grub
. As primeiras escolhas no menu serão para arrancar o seu novo sistema Debian. Se tiver outros sistemas operativos no seu computador (como o Windows) que tenham sido detetados pelo sistema de instalação, estes serão listados abaixo no menu.
Se o sistema não arrancar corretamente, não entre em pânico. Se a instalação teve sucesso, são boas as hipóteses em que apenas exista um problema relativamente menor que evite o seu sistema arranque com Debian. Na maioria dos casos tais problemas são corrigidos sem ter de repetir a instalação. Uma opção disponível para corrigir problemas de arranque é utilizar o modo de recuperação do instalador (veja a Secção 8.6, “Recuperar um Sistema Estragado”).
Se é novo em Debian e Linux, pode necessitar de alguma ajuda de utilizadores mais experientes. Para ajuda direta online pode tentar os canais de IRC #debian e #debian-boot na rede OFTC. Em alternativa pode contactar a mailing list debian-user. Pode também arquivar um relatório de instalação conforme é descrito na Secção 5.4.7, “Submeter Relatórios de Instalação”. Por favor assegure-se que descreve o problema de forma clara e inclua quaisquer mensagens que sejam mostradas que possam ajudar outros a diagnosticar o problema.
Se tiver outros sistemas operativos no seu computador que não sejam detetados ou que não sejam detetados corretamente, por favor arquive um relatório de instalação.