Esta seção explica como instalar Debian GNU/Linux num computador sem placa Ethernet, mas sim com apenas uma gateway remota ligada através de um cabo Null-modem (também chamado cabo Null-Printer). O computador gateway deve estar ligado a uma rede que tenha um mirror Debian (e.g. à Internet).
No exemplo deste apêndice vamos configurar uma ligação PLIP utilizando uma gateway ligada à Internet através de uma ligação dial-up (ppp0). Nós iremos utilizar os endereços IP 192.168.0.1 e 192.168.0.2 para os interfaces PLIP respetivamente nos sistemas alvo e fonte (estes endereços devem estar livres dentro do seu espaço de endereçamento de rede).
A configuração da ligação PLIP durante a instalação também estará disponível após reiniciar para o sistema instalado (veja o Capítulo 7, A Iniciar O Seu Novo Sistema Debian).
Antes de começar, tem de verificar a configuração da BIOS (endereço base IO e IRQ) para as portas paralelas de ambos os sistemas fonte e alvo. Os valores mais comuns são io=0x378
, irq=7
.
Um computador alvo, chamado target, onde será instalado Debian.
Media de instalação do sistema; veja a Secção 2.4, “Meios de Instalação”.
Outro computador ligado à Internet, chamado source, que irá funcionar como gateway.
Um cabo Null-Modem DB-25. Para mais informações acerca deste cabo e instruções de como fazer o seu veja o PLIP-Install-HOWTO.
A seguinte shell script é um simples exemplo de como configurar o computador fonte como uma gateway para a Internet utilizando ppp0.
#!/bin/sh # Nós removemos do kernel módulos em execução para evitar conflitos e # para os reconfigurar manualmente. modprobe -r lp parport_pc modprobe parport_pc io=0x378
irq=7
modprobe plip # Configurar o interface plip (plip0 para mim, veja dmesg | grep plip) ifconfigplip0 192.168.0.2
pointopoint192.168.0.1
netmask 255.255.255.255 up #Configurar a gateway modprobe iptable_nat iptables -t nat -A POSTROUTING -oppp0
-j MASQUERADE echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
Arranque a partir do meio de instalação. A instalação tem de ser corrida em modo expert; escreva expert
na prompt de arranque. Se necessitar definir parâmetros para módulos do kernel, também o precisa fazer na linha de comandos de arranque. Por exemplo, para arrancar o instalador e definir valores para as opções “io” e “irq” para o módulo parport_pc, introduza o seguinte na linha de comandos do arranque:
expert parport_pc.io=0x378
parport_pc.irq=7
Abaixo estão as respostas que devem ser dadas durante as várias etapas da instalação.
Escolha a opção plip-modules
na lista; isto irá disponibilizar os drivers PLIP para o sistema de instalação.
Se o alvo tiver uma placa de rede, será mostrada uma lista de módulos das placas detetadas. Se quiser forçar o debian-installer
a utilizar em vez disso plip, tem de retirar a seleção de todos os drivers de módulos listados. Obviamente, se o alvo não tiver placa de rede, o instalador não irá mostrar esta lista.
Como não foi detetada/selecionada nenhuma placa de rede anteriormente, o instalador irá pedir-lhe para selecionar um módulo de driver de rede a partir de uma lista. Escolha o módulo plip
.
Configurar automaticamente a rede com DHCP: Não
Endereço IP: 192.168.0.1
Endereço ponto-a-ponto: 192.168.0.2
Endereços de servidor de nomes: você pode introduzir os mesmos endereços utilizados na fonte (veja /etc/resolv.conf
)