Para esta arquitetura o debian-installer
suporta dois interfaces diferentes para com o utilizador: um baseado em texto e outro gráfico. Por predefinição é utilizado o interface baseado em texto a menos que escolha uma opção “Graphical install” no menu de arranque. Para mais informações acerca de como arrancar o instalador gráfico, por favor veja Secção 5.1.6, “O Instalador Gráfico”.
O Instalador Debian consiste num número de componentes com um propósito específico para executar cada tarefa da instalação. Cada componente executa a sua tarefa, perguntando ao utilizador as questões necessárias para fazer a sua tarefa. Às próprias questões são dadas prioridades, e a prioridade das questões a serem colocadas é definida quando é iniciado o instalador.
Quando é feita uma instalação com predefinições, apenas serão colocadas as questões essenciais (de alta prioridade). Isto resulta num processo de instalação altamente automatizado, com pouca interação por parte do utilizador. Os componentes são executados sequencialmente e de uma forma automática; quais os componentes que são executados depende principalmente do método da instalação utilizado e do seu hardware. O instalador utilizará valores predefinidos para as questões que não são colocadas.
Se existir um problema, o utilizador irá visualizar um ecrã de erro, e o menu do instalador poderá aparecer com o intuito de ser selecionada uma ação alternativa. Se não existir qualquer problema, o utilizador nunca irá visualizar o menu do instalador, apenas irá responder a simples questões para cada mudança de componente. Notificações de erros sérios são ajustadas para prioridade “crítica” que faz com que o utilizador seja sempre notificado.
Algumas das predefinições utilizadas pelo instalador poderão ser influenciadas ao passar argumentos de arranque quando o debian-installer
estiver a iniciar. Se, por exemplo, desejar forçar a configuração de rede estática (DHCP e auto-configuração IPv6 serão utilizados por predefinição se estiverem disponíveis), pode adicionar o parâmetro de arranque netcfg/disable_autoconfig=true
. Veja na Secção 5.3.2, “Parâmetros de instalação Debian” as opções disponíveis.
Os utilizadores experientes poderão sentir-se mais confortáveis com uma interface conduzida pelo menu, onde cada passo é controlado pelo utilizador em vez do instalador executar automaticamente e sequencialmente cada passo. Para utilizar o instalador conduzido pelo menu, de forma manual, adicione o argumento de arranque priority=medium
.
Se o seu hardware necessitar que lhe passe opções aos módulos do kernel à medida que são instalados, irá necessitar de iniciar o instalador no modo “expert”. Isto pode ser feito quer utilizando o comando expert para iniciar o instalador ou adicionando o argumento de arranque priority=low
. O modo expert dá-lhe total controlo sobre o debian-installer
.
No ambiente baseado em texto não é suportada a utilização do rato. Aqui estão as teclas que pode utilizar para navegar nos vários diálogos. A tecla Tab ou a tecla seta para a direita movem para a “frente”, e a tecla Shift+Tab ou a seta para a esquerda movem-se para “trás” através dos botões e seleções mostrados. As setas para cima e para baixo selecionam diferentes itens dentro de uma lista com scroll, e permitem também movimentar a própria lista. Além disso, em listas longas pode ainda digitar um caractere para que a lista se movimente diretamente para a seção de itens que comecem com a letra digitada e ainda usar as teclas Pg-Up e Pg-Down para movimentar a lista entre seções. A tecla barra de espaços seleciona um item como por exemplo uma checkbox. Utilize a tecla Enter para ativar as escolhas.
Algumas caixas de diálogo podem oferecer informação adicional de ajuda. Se a ajuda estiver disponível isto será indicado na linha inferior do ecrã ao mostrar que a ajuda pode ser acedida ao pressionar a tecla F1.
As mensagens de erro e logs são reencaminhados para a quarta consola. Pode aceder a esta consola premindo as teclas Alt esquerdo+F4 (pressionando a tecla Alt da esquerda enquanto prime a tecla de função F4); volte ao processo principal do instalador com Alt esquerdo+F1.
Estas mensagens também podem ser encontradas em /var/log/syslog
. Após a instalação, este log é copiado para /var/log/installer/syslog
no seu sistema. Outras mensagens de instalação podem ser encontradas, durante o processo de instalação em /var/log/
, e /var/log/installer/
após o seu computador iniciar no seu sistema instalado.
O instalador gráfico basicamente funciona da mesma forma que o instalador baseado em texto e por isso o manual pode ser utilizado para guiá-lo através do processo de instalação.
Se preferir utilizar o teclado em vez do rato, há duas coisas que tem de saber. Para expandir uma lista (usadas por exemplo na seleção de país dentro do continente) pode utilizar as teclas + e -. Para questões onde pode ser escolhido mais do que um item (e.g. seleção de tarefas), primeiro tem que utilizar o tab até ao botão após marcar as suas escolhas; carregar em enter irá comutar a escolha, não ativar .
Se uma caixa de diálogo oferecer informação adicional de ajuda, será mostrado um botão F1.
. A ajuda pode ser acedida ao ativar o botão ou ao pressionar a teclaPara mudar para outra consola, também terá que utilizar a tecla Ctrl, tal como no X Window System. Por exemplo para mudar para VT2 (a primeira shell de depuração) pode utilizar Ctrl+Left Alt+F2. O instalador gráfico corre no VT5, por isso pode utilizar Left Alt+F5 para regressar.